Nasdaq e Hashdex vão lançar a primeira troca de ETFs de Bitcoin

A Nasdaq e a brasileira Hashdex haviam acertado o lançamento de ETFs de cripto-ativos, que serão os primeiros desse tipo no mundo. O Hashdex Nasdaq Crypto Index obteve a aprovação do Nasdaq para ser negociado em sua plataforma. Os corretores terão a oportunidade de negociar mais de três milhões de ações. Esta nova oferta estará disponível na Bolsa de Valores de Bermuda, BSX.

A Brazilian Infomoney publicou a notícia no dia 22 de setembro, onde escreveu que o empresário do Hashdex, Sampaio, conseguiu permissão para oferecer, em colaboração com a Nasdaq, o ETF baseado em criptomoedas. “Infomoney” também postou que a negociação de ETF criptográficos no BSX pode começar nos próximos meses.

Nasdaq e Hashdex desenvolveram este novo produto

O Hashdex Nasdaq Crypto Index ETF foi desenvolvido como uma parceria entre os dois e será listado no BSX. Eles escolheram essa troca devido às regulamentações favoráveis ​​aos novos produtos.

Alguns detalhes ainda estão faltando, mas espera-se que os ETFs criptografados estejam prontos para serem negociados até o final deste ano. O crypto ETF será semelhante ao Crypto Nasdaq Index, uma colaboração entre a Hashdex e esta bolsa de valores. Mais detalhes serão revelados no dia do lançamento.

Este esforço tem uma longa história

Há muito tempo, esforços semelhantes de lançamento de ETFs criptográficos estão presentes. Há alguns anos, um grupo de executivos em todo o mundo tentou isso, mas a Securities and Exchange Commission (SEC) não aprovou nenhum projeto. Um exemplo desses foi uma tentativa dos irmãos Cameron e Tyler Winklevoss.

Além disso, a SEC negou aceitar o crypto ETF oferecido pela Wilshire Phoenix e pela corretora da NYSE Arca. Essa rejeição aconteceu em 2020, e a SEC considerou que os mercados não estão em estágio avançado de desenvolvimento ou de forma sustentável o suficiente para permitir a negociação de ETFs criptografados.

Bermuda tem regulamentações inovadoras

A ilha tem regulamentos amigáveis, que incluem o mercado de cripto-ativos. Eles conseguiram de alguma forma evitar a influência da SEC.

Marcelo Sampaio, CEO da Hashdex, disse que a presença oficial da Nasdaq no mercado de ativos digitais é a prova de que os investimentos em criptografia têm maior interesse e confiança.

“Esse processo também deve acelerar a entrada de investidores institucionais neste segmento. É uma tendência que se concretiza cada vez mais ”, disse Sampaio.